Portfólio
Ligue agora
44 99141-2485
Conheça alguns dos nossos projetos
O sol brilha para todos. Aproveite essa fonte gratuita de energia da melhor maneira.
Economize e torne a sua residência ou o seu negócio mais sustentável
utilizando a energia solar e usufrua dos seus benefícios.
Entenda como funciona as etapas para a instalação de um sistema de energia solar
1- Entendendo sua necessidade
Para facilitar o orçamento do seu sistema de energia solar, o primeiro passo para instalar energia solar é compreender qual é a média de consumo mensal de energia. Para isso, verifique nas suas faturas o número de quilowatt-hora (kWh), que normalmente aparece no topo da conta.
Este número significa exatamente qual foi o gasto de energia no mês anterior. Para chegar à média anual de consumo, basta somar o número de kWh dos 12 últimos meses, e depois dividir esse valor por 12.
2 – Visita técnica
Somente profissionais qualificados poderão fazer uma análise de viabilidade técnica no local. Eles analisarão o tamanho ideal do seu sistema de energia solar de acordo com a média de consumo, o local mais apropriado para a instalação, além de outras questões mais técnicas, como quais são as características do transformador da concessionária de energia local que alimenta o imóvel.
3 – Elaboração do seu projeto
Após a nossa visita técnica, nós faremos o seu projeto de instalação, de forma personalizada. Essa etapa é muito importante, pois o projeto garantirá a determinação do tipo de placa solar mais adequada ao imóvel e às suas expectativas, além listar todos os equipamentos necessários para uma instalação de qualidade e segura para todos.
4 – Solicitação do parecer de acesso
Com o projeto em mãos, nós solicitamos o parecer de acesso junto à concessionária de energia elétrica do seu município. Trata-se de um documento obrigatório, que apresentará todas as informações técnicas e condições de acesso à rede elétrica da sua localidade.
Lembre-se: o seu sistema de energia solar deverá ser conectado à rede de energia convencional, de acordo com as exigências da Resolução Normativa nº 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
5 – A instalação
Depois do estudo de viabilidade, preparação do seu projeto e parecer em mãos, nós organizamos tudo previamente para chegar em sua casa ou empresa com todas as informações e equipamentos necessários para os trabalhos de instalação. A seguir, veja como nossa equipe irá proceder antes do início dos trabalhos para evitar transtornos e acidentes.
Organização do local de trabalho;
Reunião de segurança com os instaladores e checagem de EPIs (equipamentos de proteção individual);
Orientação das atividades de cada integrante;
Montagem dos sistemas de segurança do trabalho em altura, com a supervisão de um técnico de segurança;
Depois de tudo pronto, os instaladores farão a montagem do seu sistema em três etapas:
Instalação da estrutura que dará suporte dos módulos fotovoltaicos;
Instalação da infraestrutura elétrica;
Instalação dos painéis fotovoltaicos.
6 – Comissionamento
Após toda a instalação da infraestrutura, painéis solares e equipamentos elétricos, estaremos prontos para a última etapa da instalação: o comissionamento do seu sistema, ou seja, todos os testes e ligações necessários para que tudo funcione perfeitamente, sem falhas e transtornos:
Aferição das conexões;
Aferição das tensões dos módulos e da rede;
Inicialização do sistema;
Configuração técnica do inversor;
Configuração do monitoramento;
Identificação de todos os componentes da string, box e equipamentos;
Instalação das placas de sinalização exigidas pela concessionária.
7 – Homologação
Após todas as etapas acima concluídas, é hora de homologar seu sistema de microgeração distribuída de energia solar junto a concessionária local. E nós nos responsabilizamos por este procedimento. Trata-se de um processo técnico e burocrático que você não deverá se preocupar.
A concessionária analisará o seu projeto de microgeração de energia solar e depois um técnico fará uma vistoria para verificar se todos os equipamentos e procedimentos estão de acordo com a legislação da ANEEL e com todas as normas de qualidade e segurança.
Por fim, a concessionária fará a autorização formal da ligação do seu sistema na rede elétrica da sua cidade.